Um caso de propriedade

Estudando para minha pesquisa um caso me bateu a porta.


Moradores de uma comunidade da praia do Maceió, município de Itapipoca (CE), acampam numa faixa de terra em frente ao mar, com bandeiras do MST, estes já possuem suas terras demarcadas, mas a questão ainda é territorial. Desde o ano de 2002 os moradores buscam defender os 16 quilômetros de areia de frente para o mar em cenário paradisíaco. Neste local se pretende construir um grande resort turístico. Diversos conflitos ocorreram então, tanto no plano jurídico como no plano físico quando no início deste ano os moradores foram agredidos e tiveram seu acampamento destruído pela policia, a resistência continua e outro acampamento foi montado. Os argumentos dos moradores são: Que se este condomínio lá se instalasse dificultando assim o acesso dos moradores a praia estes perderiam sua cultura.

Pesquisando mais sobre o assunto me deparei com diversos comentários do tipo: Esses vagabundos, não fazem nada por isso querem a praia pra ficar se divertindo.
Sem entrar na obvia discussão de que a faixa de terra requerida para fazer este condomínio foi adquirida de forma obscura, porque até então para os moradores esta pedaço de areia era de uso público, ninguém reivindicou este pedaço quando suas áreas foram demarcadas em 1984.

O que me surpreende é, ver nos debates sobre o assunto pessoas defendendo um empreendimento desse porte, que ira privilegiar uma minoria, em detrimento de uma população inteira.
Não só os 800 moradores da comunidade que lá habitam há várias gerações na qual desenvolveram uma relação com a praia não apenas de lazer como em muitas reportagens se quis fazer parecer. Mas de sobrevivência, o sustento deles vem do mar e da praia, e nesta relação com a praia esta toda uma interação simbólica e cultural.
Serão também prejudicados todo o resto de turistas que visitam o local que terão sua faixa de areia diminuída pois o condomínio é exclusivo.

Conforme tem acontecido em diversos casos do litoral brasileiro, quando chega os condomínios de luxo para alguns ostentarem seu lazer. Os moradores perdem sua fonte de renda e subsistencia e se veêm obrigados a serem empregados escravos dos que se divertem, suas filhas estão a um passo da prostituição, e toda uma relação de marginalização é criada em volta dos muros do luxo.

Mas porque as pessoas continuam defendendo tais empreendimentos?

Porque não conseguem pensar alem da defesa de sua propriedade, para eles a relação é direta: eu tenho a minha casinha a minha terrinha, se permitir que outras pessoas tirem o direito daquela ter a dele, a minha propriedade também esta em risco.
Eles não refletem que mesmo a propriedade dos indivíduos que estão defendendo pode muitas vezes ter sido adquirida de forma escusa, com extorsões e expropriação. È por isso que contestam tão ferozmente contra o MST também.
Estão nessa lógica de que, é só eu me esforçar um pouco que posso pagar uma estadia naquele resort de luxo.
Defendem desigualdade por medo de perderem o que tem.
Vai entender


Mais sobre isso nos blogs
http://www.revolutas.net/index.php?INTEGRA=991
http://www.franklinjorge.com/blog/2009/05/12/mst-nos-vamos-invadir-sua-praia/
http://editoraderiva.multiply.com/journal/item/71/71

Mudar

Vou mudar um pouco o formato desse blog.
estou em um momento sem criatividade pra escrever contos...
de agora em diante vou me dedicar a ficar criticando as pessoas e a sociedade!!
Bom como acho q ninguém le isso aqui num to nem preocupada...

"Distraídos venceremos."
(Leminski)
Related Posts with Thumbnails