Coração Vagabundo


Estávamos em um bar escuro, copos abandonados na mesa denunciando os amigos que vieram e foram, e um garçom preguiçoso.
Entre perversões e lamentações este, que sentado ao meu lado, me olha de frente com um sorriso malandro ­e professa:

- Você tem o coração mais vagabundo que eu já pude conhecer um dia em toda a minha vida!

A princípio me senti ofendida, por afirmação tão determinante de um ser que, no melhor estilo Henri Miller passeia de puteiros a festas de elites, sempre com o seu ar observador e seu corpo devorador.
Mas como eu já tinha idade suficiente pra entender sobre isso, me deixei analisar e assim assumi. Meu coração vagabundo  quer guardar o mundo em mim.



Esse coração vagabundo que passeia pelas esquinas, suspira nas noitadas e de pernadas em pernadas se deixa bater por ai. Sem medo de se sujar vagueia, vadio parando onde lhe dão atenção.

Um dia trombou com o Coração sem Pudor, fácil de mais, e com ele aprendeu palavras sórdidas. Serviu de pasto em sua mesa derretendo de vez o que restava de sua inocência.

Escorregando insolente pelos meios fios, bateu na porta do Coração Proibido que o envolveu em seus braços serenos.  Mas logo se cansou do que não é mais novidade. E por ai continuou batendo toda sua boêmia.

Até que um dia por puro desaviso, deu de bater junto com o Coração Leviano. Ele usando de todos os seus sambas mostrou que Pra se ganhar no amor, Há que penar no amor... Há que apanhar. E sangrar. E suar Como um trabalhador.
O vagabundo tinha preguiça, mas o leviano tinha malicia.
Oh! Minha romântica senhora, tentação. Não deixes que eu venha sucumbir nesse vendaval de paixão. Jamais pensei em minha vida Sentir tamanha emoção.

Assim foi o leviano ensinava pro vagabundo, que então só suspirava. Ame Seja como for. Sem medo de sofrer.
De poema em poema o vagabundo amoleceu, cedeu, aceitou. E um dia pois se a cantar. Eu vivia isolado no mundo quando era vagabundo sem ter um amor. Hoje em dia eu me regenerei...
Amor é assim, faz tudo mudar É só alegria, tristeza não tem lugar.


Mas pobre do vagabundo se engraçar com o leviano que se usava de poesias que não eram suas, e na sua inconstância partiu sem dizer adeus.
Ah coração teu engano foi esperar por um bem De um coração leviano que nunca será de ninguém.
     O coração vagabundo se perdeu, Ah coração leviano não sabe o que fez do meu.
Seu pulsar só batia lamentos  O amor, eu bem sei. Já provei. E é um veneno medonho. Rastejava em sofrimento Teu amor de sentimento, Quantos tormentos eu passei.

Mas enfim o tempo o acolheu,  Saiu por ai a procurar sorrir pra não chorar.  E um dia voltou a perambular assoviando tristeza tudo tem o seu tempo e o seu já terminou.  Deixou-se errar novamente Bate outra vez com esperanças o meu coração pois já vai terminando o verão. 



Mas passou a andar  com canivete no bolso, e chegou a furar  sem dó, dois ou três corações desprevenidos  Evite Meu Amor .Recuse os braços meus.

Mas vagabundo é  vagabundo e até o canivete voltou a esquecer. De choro em samba passeou por ai dançando pulsando. Alvorada lá no morro, que beleza. Ninguém chora, não há tristeza.Ninguém sente dissabor.
Deixou-se embalar por outros ritmos, desencanou das esquinas. E hoje já bate faceiro pra quem se dispor a alimentá-lo.
Dádiva de amor nunca se avisa. Simplesmente dá de mão beijada. Chega de repente, vem do nada. E tudo se transforma em alegria.


Caetano, Chico, Cartola, Paulinho. 
 



Operadora de celular

- Olha meu bem, tem uma coisa que já quero falar há um tempo... Venho enrolando, pensando muito sobre o assunto...
Ela se assusta com a conversa, que surgiu meio que do nada. Observa: Ele esta afoito, aperta nervosamente uma mão contra a outra, mas tem um olhar profundo e feliz. - Ela engole o suspiro - sabe que finalmente ele proporá o grande passo... Ele continua:

- Mas hoje eu sei, tenho certeza do que eu quero. E acredito que você também quer tanto quanto eu. Porque não da mais pra ficar assim se controlando... Pensando realisticamente, estamos gastando muito dinheiro a toa com isso, precisamos tomar uma atitude.
- Sim, sim, sim.
Os olhos da moça brilham, ela quase que salta da cadeira.
Então ele diz em um to afirmador:
- Então esta bem! Vou trocar minha operadora de celular pela  mesma que a sua.





Em tempos modernos, em que as coisas acontecem de pressa de mais, e as pessoas estão cada vez mais imediatistas, querendo respostas para suas questões superficialmente profundas.
Juntam-se e se separam com uma velocidade que não consegue ser computada nem pela física quântica. Sempre se acredita que na próxima esquina tem alguém melhor, mais perfeito...

Mas hoje podemos ter um marco pra quando realmente a coisa ficou séria: A troca de operadora de celular. Cada um tem a sua, é tudo a mesma bosta, mas ninguém nunca quer trocar o seu.
Trocar de operadora de celular pode ser considerado a troca de anel de noivado moderno. È um grande passo, as datas de comemoração deveriam ser marcadas a partir desse momento. A decisão de terem a mesma operadora de celular.
Grande passo!

Ninguém quer sair por ai trocando de operadora assim a torta e a direita, até aquelas pessoas que se apaixonam profundamente uma vez por mês não fazem isso. Elas sempre juram que dessa vez é certo, encontrou o amor da vida, faz tudo para aquela pessoa.
Mas trocar de operadora assim?? Não, não!

Se vcs já tem a mesma operadora sorte e azar, porque não passaram pelo o grande marco no relacionamento que é essa decisão. Passar por essa discussão de quem trocará a operadora é importante também.
Uma ótima oportunidade de avaliar a forma com que se relacionam. As vezes o relacionamento pode até acabar nesse momento.

- Então ta. Você troca!
- Como assim? Tem que ser sempre tudo do seu jeito né? Não agüento mais isso!

A mente de perdeu?


A mente se perdeu? Distrai  volta, distrai  volta.
Isso é yoga.

Observar a mente e o corpo, os padrões de ações que se reptem e se reptem, sem parecer ter sentido.
Tudo tem sentido.
O sentido que você da.
Sentindo isso, me observo.
Observo, quem age dentro de mim e como age.
É um exercício, exercício de paciência e muita observação.
E a mente se perde, se distrai.
Mas com exercicio você percebe, pega e volta.

As vezes queremos voltar pra antes disso.
Ou nem percebemos e voltamos.
O estado de conflito.
De angustia, de medo.

Outro dia embarquei:
Em pensamentos e sofrimentos. Em projeções de futuro. Em pensar como deveria ter feito diferente no passado. Pensei em doenças, mortes de entes queridos na minha morte.
Perdi-me. E para parar, comecei a pensar em como era alguém superior, como eu era boa e perfeita em meus atos e vida, depois sofria com a mentira disso tudo.

Perdi-me em ego.  
Mergulhei em soluço.
E lá no fundo dei vazão a dor.

Uma hora parei. Parei e observei. Não julguei o q vi. Mas vi um corpo querendo ser julgado. Coitado, avermelhado, sofrendo, a cabeça latejando de doer, a respiração ofegante.

Parei e perguntei: Por que mesmo que esta assim?
Então eu pensei. Pensei, pensei, pensei... e então Sorri.
Nenhuma resposta.
Tudo o que eu pensava pra justificar esse estado não tinha sentido. Só o sentido de buscar a dor.

- Porque mesmo que esta assim?
- Porque me deixei estar.

Acossado

Que belo filme sobre um homem chato e uma mulher entediada...
Claro que essa deve ser a pior interpretação que este filme já recebeu, mas no momento me toquei profundamente constando desse jeito.

acabei de assistir o Anticristo tbm

no momento só posso dizer:
É UM COMENDO O CÉREBRO DO OUTRO.
e o corpo tbm!
sE Bem que Cérebro é Corpo
Related Posts with Thumbnails